top of page

Parto Paulinha, Bruno e Laila

Pra todo mundo que me conhece sabe que trabalho imersa no mundo da maternidade pelo menos há 7 anos. Ouço histórias intensas das mamães de gestação, parto e pós parto, de coração aberto. Participo de rodas de conversa de profissionais de todas as áreas ligadas à maternidade. Sempre pensei em partos domiciliares como algo muito lindo apenas para as mais corajosas. Pensava que havia de ter coragem para correr qualquer tipo de risco extra. Quando engravidei e mergulhei ainda mais no universo da maternidade, desta vez sentindo tudo na pele, comecei a entender que o parto domiciliar planejado e assistido não trazia nenhum risco extra, pelo contrário, trazia até riscos menores pelo bebê nascer em um universo de bactérias que já está acostumado e protegido. Não estou falando de um parto domiciliar a todo custo, e sim de um parto indicado, de uma gestação de baixo risco e muito bem acompanhada. Por isso, me muni escolhendo uma profissional que acredito ser muito humana e competente para acompanhar o meu pré natal (@blognovemeses ). Ainda não sentia o chamado total para parir em casa e no universo hospitalar era ela que meu coração escolhia. Conforme a gestação foi evoluindo, tudo fluindo muitíssimo bem, tudo perfeitamente saudável, o chamado por um parto domiciliar ecoava mais e mais dentro de mim.

Pra mim, parir em casa em um ambiente muito mais acolhedor e no auxílio de uma equipe que confio muito, guiada por grandes amigas das quais confio muito, a Mari e Ju da @equipehanami começava a ser um sonho que se realizaria. Assistimos muitos relatos de partos domiciliares, fizemos cursos, nos informamos. Meu marido e grande amor @bruno_romano embarcou de corpo e alma nesta jornada ao meu lado, e mesmo sendo um universo 100% novo para ele, me apoiava incondicionalmente nas minhas decisões, e se sentia mais seguro a cada dia que passava. Eu estava rodeada de pessoas que confiava muito e elas confiavam muito em mim. Quando enfim tudo evoluiu para uma tomada de decisões a @blognovemeses foi essencial também, por ter aceitado e incentivado nossa escolha, mesmo fazendo parte de um mundo tão diferente para ela. Ainda assim estávamos abertos a qualquer tipo de mudança de planos. Eu sabia que tudo que eu precisava era acreditar e me entregar. Meu corpo saberia parir e Laila também sabia o caminho do seu nascimento, que trabalharíamos juntas em conexão nos expandindo para sua chegada. De qualquer forma o fim da gestação é difícil, a ansiedade só aumenta. Preparávamos tudo para sua chegada, com muito amor! Eram missões infinitas para deixar nosso ninho cheio de luz. Que dia seria? Saberíamos a hora? Sim, claro que saberíamos, mas o novo.. ah, ele traz muita coisa à tona!

De repente acordo à noite com um tanto de água saindo. Sem pensar reproduzo em voz alta: rompeu a bolsa. 5h da manhã - 10.05. Alegria sem fim: você está chegando 🥰🥰🥰 Pego meus cristais que estavam ganhando energia na terra, posiciono ao lado dos meus santinhos, rezo do profundo da alma: saúde, saúde, saúde. Tiro uma linda carta do Tarô, um super presente. A rainha das águas. Sobre saber ouvir, tornar-se feminino. Começa a amanhecer. Mando uma mensagem para minha equipe e vou ver o sol nascer na praia, nosso quintal. Que lindo, que benção, fluo amor puro. 9h chega a Mari, ouve o tum tum perfeito da Laila, mede minha pressão e nos diz que saberemos a hora que o trabalho começar, para nos alimentarmos bem e descansarmos. Dormimos bem, saímos para almoçar, olhar os barquinhos na armação. Vento sul soprava forte. Contrações aumentavam intensidade porém sem ritmo. Dançamos, sorrimos, enchemos a banheira. Escurece. Agora sim parece que fazia sentido para mim começar a tal revolução! De qualquer forma, corpo já cansado das contrações e entrega e espera. Choro um tanto. Ponho pra fora. Acolho. Entrego. Eis que chega a @carolinapdomingues para fazer uma massagem de alívio de ansiedade. Ela nos dá mais confiança: “amiga, já está rolando.” Ela vai embora e nos deixa as pedras vulcânicas para fazer um escalda pé. Tá bom, vamos comer, fazer o escalda pés e borá descansar. Que nada. As contrações se intensificam e ritmam muito rápido. Vou pro banho e de lá não saio. Meu amor apaga a luz e põe uma musica, como meus berros conduzem. Avisa as meninas para virem, afinal eu já quase não consigo mais falar... Canto junto com os ais. Ele entra no banheiro e canta comigo. Estamos juntos, que força que isso traz. Elas chegam, eu quase não as vejo. Hora ou outra seguram minha mão e me dão mais força. Elas já sabem de cor o que está rolando. Chuveiro, banheira, quente, frio, quente,frio. Peço desenfreadamente socorro e força, tudo ao mesmo tempo. Vem de dentro uma vontade de fazer força. Pronto, ela está chegando. Que nada, 2 hras de expulsivo, entre todos os sentimentos do mundo, junto com vômito, fezes.

Nada glamuroso. Pouco me importo. Só penso em ver minha pequena bem. Quando vocalizo não vou conseguir, vocalizo 5x depois, vou conseguir, vou conseguir... e assim foi para todas minhas afirmações que vinham de dentro. Medo, muito medo. Do que? Não sei. ‘Faz parte’ diz ele em meu ouvido, de onde não saiu por um segundo sequer, apoiando minha cabeça. Ardência- yes, bom sinal. Vem Laila, vem Laila, vem! Me mexo de um lado para o outro após as 5 intensas horas que permaneci de quatro apoios. Volto para a posição inicial e ela vem, junto com um grito que sai de dentro para fora. 🌷💗 Levanto a bunda para fora d’água e não posso mais voltar. Desespero, ansiedade, dor, amor, alívio, entrega, prazer. Enfim chegou nossa Laila, cheia de saúde 🙏🏻 Sou conduzida para minha cama, onde está tudo preparado para nos receber. A placenta segue dentro de mim, com cólicas e contrações! Vem logo, arranca isso daí 😂 Preciso pegar minha filha com presença e a dor não me deixa. Mas sei que dou o melhor de mim e isso me basta. Força? Não tenho por dentro. Agora ela está no meu colo, olhando para mim. Em breve nos equilibraremos. 💗🌷 Obrigada por todos que estiveram e me apoiaram na gestação. Obrigada de coração por essa equipe respeitosa e carinhosa que esteve do meu lado na hora da chegada da Laila @equipehanami Obrigada a minha amiga e irmã gêmea de alma, que fez os mais lindos registros do nosso momento. @iluminarpartos Tenho certeza que esse presente será o mais belo de todos que Laila vai ganhar na vida. Obrigada por segurar minha mão, nos poucos momentos que te via na hora do parto vc também era essencial. Obrigada Laila, por já chegar ensinando tanto. 💎🌷💗





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page