Histórico da Equipe Hanami

Noah
img_1637
Parto_Caio-171
20130911-231429.jpg

2002

A enfermeira Vânia Sorgatto atendeu seu primeiro parto domiciliar, e naquele ambiente teve certeza que aquilo sim era um parto humanizado, por respeitar crenças e valores da mulher e sua família. Naquele momento, o universo conspirou a favor desta idéia.

2005

Em 2005, a enfermeira Iara, (futura hanamiga) que estava grávida e que tinha feito estágio supervisionado com Vânia a procurou falando do desejo de que ela atendesse seu parto em casa. Vânia ficou animada, havia acabado de voltar de um estágio de três meses no Japão, vivenciando experiências de humanização do nascimento em casas de parto por lá e se sentia mais do que preparada para iniciar essa forma de atendimento ao parto. Até este nascimento, Vania já havia atendido mais três partos domiciliares e Iara Simoni Silveira Feyer seria a sua próxima cliente. Iara fez seu Trabalho de Conclusão do Curso de Enfermagem junto com três colegas na UFSC, esse versava sobre parto domiciliar atendido por enfermeira obstétrica, Vânia foi convidada para ser supervisora. Ela não só aceitou como também abriu um campo de estágio para as alunas nos seus atendimentos, e, naquele ano (2005) acompanharam juntas sete partos domiciliares.

A enfermeira Vânia atendia os partos sozinha, com o apoio logístico do seu então marido, o que era muito cansativo, por essa razão Iara continuou à disposição dela para ajudar nos partos domiciliares. A clientela foi aumentando, e no fim de 2005, Vânia convidou Joyce Green Koettker, uma antiga acadêmica, para vir de Joinville a Florianópolis e se integrar à equipe.

2006

Em 2006, muita coisa aconteceu para a formação da equipe Hanami. A enfermeira Joyce foi para o Japão fazer o estágio nas casas de parto. O trabalho aumentou e convidaram a enfermeira Renata Angeloni Burigo (uma das amigas de Iara que fez parte do trabalho de conclusão de curso dela) para entrar na equipe.  Nessa época Joyce voltou do Japão pronta para trabalhar, foi ela que, num momento de inspiração, sugeriu HANAMI para o nome do grupo, e juntas complementaram  “o florescer da vida”.

Nesse mesmo ano, Gabriela Gonçalves, uma das mulheres que atendemos no domicilio, trabalhou para a criação da logomarca, e somos imensamente gratas a ela.

Com o passar do tempo a equipe foi se estruturando e cada enfermeira tinha o seu papel dentro da equipe. Começamos também a realizar encontros mensais, abertos e gratuitos, com a finalidade de apresentar a metodologia de atendimento da equipe, bem como tirar as dúvidas acerca do parto domiciliar planejado, nosso Consultão.

Foto Tailu
depoimento-parto-em-casa-narayam-debora
PD_Camila
P1090478

2007

Convidamos a enfermeira Jacqueline Silva que nos deu um apoio fundamental na construção da nossa filosofia de atendimento e metodologia de trabalho.

2008

Realizamos o primeiro encontro de bebês nascidos em casa com a equipe Hanami, e lançamos o site. Nesse mesmo ano chegou na equipe a enfermeira Mayra de Freitas Calvette, e com ela um novo braço de assistência da equipe Hanami, o acompanhamento ao parto hospitalar. Ela também era a responsável pela organização do nosso Grupo de Gestantes Hanami.

2010

Com o aumento da procura por atendimento ao parto domiciliar agregamos outras três enfermeiras à equipe: Clariana Conde, Manuela Beatriz Velho e Tânia Regina Scheidt. Nesse mesmo ano convidamos as enfermeiras Juliana Jacques Costa Monguilhott, Bruna Daniela Juppa Granemann e Cecília Melo para serem colaboradoras, estas estavam fazendo Especialização em Obstetrícia e Neonatologia com estagio em parto domiciliar com a equipe.

calli17
jussara
Daniela Vicentini
irisluna1 (65)

2011

Convidamos a enfermeiras Juliana para fazer parte da equipe. E em 2012 Bruna e Cecília. Criamos o ESPAÇO HANAMI. Como a vida esta sempre ampliando os horizontes e nos oportunizando aprender, em 2012 as enfermeiras Iara, Renata, Tânia, Manuela e Clariana, deixaram de constituir a equipe, mas irão sempre ser Hanamigas.

2012

Em 2012, celebramos 10 ANOS do primeiro nascimento domiciliar atendido pela nossa queridíssima Vânia. e nessa no final desse ano, nossa equipe têm em sua trajetória mais de 225 partos acompanhados!!!

2016

Hoje temos material e equipe para atender até dois nascimentos simultaneamente. Cabe ressaltar que, no parto, geralmente vamos em 3 ou 4 enfermeiras obstétricas. A nossa história não para por aqui…

Você pode conhecer um pouco mais de nossas estatísticas, através da dissertação de Mestrado da nossa Hanamiga Joyce (disponível no tópico “Evidências Científicas“). Cada uma das mulheres que nós já atendemos, fazem parte dela, e saem por aí espalhando a semente de um nascimento respeitoso. Enquanto houver mulheres empoderadas querendo vivenciar o parto de maneira ativa e consciente, a equipe Hanami floresce em celebração à vida!

Suporte à amamentação
Parto de Luisa e Renato
20130407-201756.jpg
Jeo e Enzo