Curso de Preparação para a Maternidade, Paternidade e Parto Conscientes

2
7
10
3
A gestação é um processo que envolve transformações físicas, emocionais, sociais, fisiológicas, culturais e existenciais, individuais e familiares. Este processo culmina no trabalho de parto, evento fisiológico que coroa a gestação e que vai selar a maternidade. Durante esta caminhada, é comum surgirem dúvidas, ansiedades e medos que envolvam as múltiplas dimensões que caracterizam este momento. A preparação da mulher grávida contribui decisivamente para eliminar, ou pelos menos, minimizar a expectativa e ansiedade que acompanham esta fase. Se for dada à futura mãe a possibilidade de conhecer e compreender as tranformações que estão ocorrendo em seu corpo, aumentarão seus potenciais de colaborar e decidir sobre a sua saúde e de seu bebê, resultando assim em um parto mais fácil e menos doloroso.
Considerando que o papel primordial do enfermeiro obstétrico e ser facilitador deste processo, nosso grupo visa acolher amorosamente os casais grávidos, trocando experiências e conhecimentos sobre o processo de gestação, parto, pós parto e cuidados com o recém nascido. Auxilia no resgate do papel ativo das mulheres durante processo de nascimento através da confiança em si e no processo natural do nascimento. Ressalta também a importância do apoio do acompanhante de escolha da mulher em todo este processo, buscando auxiliá-lo para desempenhar e assumir este papel.

O  Curso de Preparação para a Maternidade, Paternidade e Parto Conscientes, oferecido pela equipe Hanami, é organizado em 5 encontros teórico-práticos, onde destacam-se os seguintes temas:

  1. Gestação: sentimentos, transformações corporais, desconfortos e formas de alívio, alimentação, exercícios, massagem perineal.
  2. Trabalho de Parto: preparação para o parto, fisiologia do trabalho de parto, como reconhecer os sinais do verdadeiro trabalho de parto, a importância do papel ativo da mulher, o suporte do acompanhante.
  3. Parto: mudanças corporais, tipos e locais de parto, sensações e emoções, participação do companheiro e de familiares, relaxamento e respiração, sensações prazerosas durante o parto, o primeiro contato entre mãe e bebê.
  4. Pós-parto: recuperação pós parto, cuidados com seios para amamentação, formas de amamentar, a relação do casal no pós-parto.
  5. Cuidados com o bebê:  cuidados realizados com o bebê após o nascimento, uso de slings, banho humanizado, banho no balde, higiene do coto umbilical, práticas sobre amamentação, troca de roupas e fralda, como lidar com as cólicas.

Ficou interessado em fazer o curso?

“Domínio da arte, mas também domínio de si mesmo, em que a sabedoria consiste em dar à mulher ajuda moderada e discreta, para que a ela sejam devidos os louros da vitória, e em que o erro consiste em deixar-se empolgar e tentar terminar o parto no lugar dela” (LEBOYER, 1998).